Troca
A solicitação de troca deverá ser comunicada por e-mail pelo cliente ao endereço site@lojapimentinha.com.br à nossa Central de Atendimento ao Cliente. As seguintes condições deverão ser observadas.
Os produtos não sofrem qualquer alteração em nosso Centro de Distribuição:
Eles são enviados ao cliente exatamente como nos foram entregues pelo fabricante. Se ocorrer qualquer das hipóteses abaixo, recuse o recebimento do produto:
- Embalagem aberta ou avariada;
- Produto avariado;
- Produto em desacordo com o pedido;
- Falta de acessórios;
Devolução por Arrependimento / Desistência / Prazo de Reflexão:
Para devolver um produto por arrependimento, as seguintes condições devem ser observadas:
O Prazo para desistir da compra do produto é de 07 (sete) dias corridos, a contar da data do recebimento, conforme previsão legal no Código de Defesa do Consumidor.
Condições do produto para devolução:
- Todos os produtos devolvidos passam por uma análise interna no momento que chegam a nossa Central de Distribuição.
- O produto deverá ser encaminhado na embalagem original, acompanhado da nota fiscal, sem indícios de uso ou danificação.
Formas de Devolução:
- A devolução do seu produto para a nossa Central de Distribuição ocorrerá por meio de postagem conforme previamente acordado entre as partes.
- Lembramos que a devolução do valor pago somente serão desembolsados após a postagem ou a coleta serem realizadas e o item devolvido a nossa Central de Distribuição, nas condições anteriormente mencionadas.
Reembolso
A Loja Pimentinha restitui os valores pagos utilizando a mesma forma de pagamento escolhida no processo de compras:
- CARTÃO DE CRÉDITO – a administradora de cartões será notificada em até 5 dias úteis e o estorno poderá ocorrer em até duas faturas subsequentes;
- BOLETO BANCÁRIO – a restituição será efetuada por meio de DOC na conta corrente indicada pelo consumidor, em até 5 dias úteis.
É necessário que o CPF do titular da conta corrente seja o mesmo que efetuou o pedido (CPF do cliente);
IMPORTANTE: em caso de devolução, a restituição dos valores será processada somente após o recebimento e análise das condições do(s) produto(s) em nosso Centro de Distribuição.
O reembolso será realizado no valor total do(s) produto(s) devolvido(s)/cancelado(s), somando-se o valor do frete (total ou fração).
- A Loja Pimentinha isenta-se da obrigação de cancelar ou consertar qualquer produto que apresente claramente indícios de mau uso.
Solicitação de Ressarcimento
Para optar por uma das alternativas de reembolso:
- Envie um e-mail com os seus dados e nº do pedido;
- Ao recebermos o seu e-mail iremos processar o ressarcimento e você será avisado via e-mail confirmando a data do reembolso;
DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR
Uma das maiores dúvidas do consumidor que compra pela Internet é quanto à devolução do valor do frete do produto a ser devolvido ou trocado, baseado no Código de Defesa do Consumidor - CDC, destaca algumas informações importantes.
São dicas válidas enquanto um Código de Defesa, específica para o consumidor online, não é aprovado.
O que é prazo de arrependimento?
- É um prazo de 7 dias, contados a partir da data de recebimento do produto, dentro do qual o consumidor pode devolver o produto para a loja, ainda que ele não tenha nenhum defeito.
- Ou seja, se o produto não o agradar o consumidor, não importando porquê, ele tem todo o direito, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, de devolvê-lo sem precisar se justificar.
- Este prazo de arrependimento é aplicável não apenas à Internet, mas a qualquer tipo de compra realizada fora do estabelecimento comercial (por telefone ou catálogo, por exemplo).
Quando usar esse prazo?
- Como o consumidor não tem condições de analisar todas as características de um produto sem tê-lo em mãos, o prazo de arrependimento tem de ser visto pelos lojistas como um incentivo ao consumo, já que o consumidor fica seguro de que não será lesado caso suas expectativas não sejam atendidas.
Devolução do frete:
- Se o cliente devolve o produto dentro do prazo de arrependimento todos os valores pagos pelo consumidor, inclusive o frete, têm de ser devolvidos.
Quem se responsabiliza pela despesa do frete de devolução?
A loja arca com a despesa.
- O consumidor não pode ser responsabilizado pelo risco de mercado da loja que optou por vender seu produto pela Internet. A loja tem de assumir todos os riscos que fazem parte desse tipo de comércio, inclusive os financeiros. Afinal, ele tem custos menores porque não precisa de ponto, vendedores para atender o cliente
Troca de produto a loja arca com as despesas do frete?
Procon: Não. É uma dúvida comum, mas não se pode esquecer de que o prazo de arrependimento não se aplica a trocas, mas a devoluções.
- O consumidor tem 7 dias para devolver o produto.
- Trocar não é a mesma coisa que devolver.
- O consumidor devolve o produto por que ele se arrependeu de tê-lo comprado, não importa o motivo, e não porque não serviu.
- Quando um sapato fica pequeno e ele quer um maior por exemplo, ele está trocando por outro, e não devolvendo.
- Em caso de troca, a loja só tem de pagar as despesas com o frete se o produto apresentar defeito.
Quem paga o frete de devolução de um produto entregue com defeito ou errado?
- A loja virtual tem de pagar não apenas o frete de devolução como também as despesas de envio do produto certo para o consumidor, caso o acordo tenha sido o de substituição do produto.
Quando o consumidor tem de arcar com o valor do frete?
- Quando realizar uma troca não obrigatória por lei, como a numeração errada de um sapato comprado pela Internet. Se o consumidor calça 37 e arriscou um 36, ele arca com o aperto.
A loja não é obrigada a trocar o produto sem defeitos?
- Se o produto não tem defeitos, a loja não é obrigada a trocar.
- A maior parte das lojas virtuais realiza trocas, desde que o consumidor arque com as despesas de envio e reenvio do produto.
Mas, atenção! Isso deve estar claramente explicado no site, senão, a loja tem de arcar com as despesas de frete, já que não avisou ao consumidor que ele teria essa despesa.